produções “Produções” e vice-versa.

domingo, setembro 04, 2005

Grandes questões do nosso tempo.

Na essência do conhecimento está a questão. Que início melhor poderia ter esta reflexão, mas é verdade, só quando nos perguntamos o porquê das coisas é que nos vemos impelidos a encontrar uma resposta, e é imbuido neste espírito que aparecem certas e determinadas interrogações, interrogações essas a que o país tenta dar resposta.
Muitas pessoas têem-se perguntado: «Quando é que vai voltar a chover?», «Porque é que o Manuel Alegre não faz a barba?» ou «Será que se o kit de sócio do slb incluisse o último livro do Harry Potter não ajudaria a vender?», pois é, ja deve ter reparado na importância cabal da resposta a estas perguntas, mas, há uma que supera todas elas, « Por onde andarão os Santos e Pecadores?» (esta é a altura em que imagino o leitor mais incauto a bater a mão com estrondo na testa ao mesmo tempo que diz «eeeeeeeeih! ao tempo que eu não ouço nada destes gajos!»)..........grande choque, hein?, eu sabia que devia os ter preparado, mas pronto, a verdade é que eles têem andado desaparecidos: são concertos em katmandu, sessões de tertura em Guantanamo e aberturas de e'leclercs nas Antilhas Francesas, mas também é da maneira que se dá um "descanso" ao stock nacional de mebocaina, no entanto, quem gosta de boa música portuguesa pode ficar descansado, com o aparecimento de novas bandas, como os Toranja, os EzSpecial ou os D'zrt,..........ah! agora apanhei-os, então pensavam que eu ia incluir os Toranja num manancial destes, estão mais à frente.
À poucos dias soube de uma notícia que me chocou e que quero partilhar, todos nós conhecemos o Emanuel, grande cantor português, autor de grandes sucessos como "nós pimba" entre outros, que para além de ser o idolo de a maior parte dos jovens portugueses, onde eu me incluia, com muitos cd's comprados e concertos assistidos, então não é que ele me foi produzir um album do Marco Paulo, mas que é isto afinal?! tamos a brincar ou quê?, é que fiquei com uma raiva que a partir daí nunca mais ouvi música "pimba", nem eu, nem o resto dos produtores que temos vindo a superar dia-a-dia toda esta angústia.
Quem também soube disto foram os U2, ainda antes do concerto em Portugal, e ainda bem, porque quem era para abrir o espectáculo era precisamente o Emanuel, e foi chato terem de desmarcar tudo à ultima da hora, depois o Bono ainda pensou em chamar os Santos e Pecadores, mas o Olavo Bilac tava rouco e pronto não deu.